Área do Conhecimento: Ciências Humanas.
Nome do Líder: Cassiane de Freitas Paixão.
Linhas de pesquisa:
História da Educação - caracteriza-se por abranger trabalhos científicos que tratam de entender a educação no Brasil e suas diferentes fases e características, analisando o conjunto de atores e contexto de cada período histórico.
Sociologia da Educação - discussão e compreensão de temas relacionados ao sistema educacional brasileiro e da América Latina.
Políticas Educacionais - define-se por representar trabalhos de pesquisa e textos científicos que abordam o conjunto de políticas direcionadas à educação superior, especificamente às direcionadas ao ensino superior no Brasil.
Membros do Grupo de Pesquisa
Pesquisadores:
André Boccasius Siqueira – UNISUL
Berenice Corsetti – UNISINOS
Jaime Valim Mansa – PUCRS
Janaína Dias Cunha – UFRGS
Mara Rejane Osório – UFPEL
Moíses Waismann - UCS
Cassiane de Freitas Paixão - FURG
Alunos:
Bruno Souza Garcia
Cristine da Rosa Turatti
Graziele Cunha Figueiredo
Vandenberg Fontenele de Magalhaes Cardoni
Viviane Cadaval Souza
Pesquisas:
► André Boccasius Siqueira – Fundamentos Metodológicos e Teóricos das Disciplinas Escolares no Ensino Regular e Modalidades da Educação.
► Jaime Valim Mansa - O controle do campo do ensino superior no Brasil da Ditadura Civil-Militar (1964-1985).
► Moíses Waismann - Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul.
► Janaína Dias Cunha – A reforma universitária de 1968 e o processo de reestruturação da UFRGS (1964-1972): uma análise da política educacional para o ensino superior durante a ditadura civil-militar brasileira.
► Cassiane Paixão - O sistema de educação superior: valorização e autonomia de um espaço socialmente construído.
Política educacionais: diversificação e flexibilidade do sistema educacional brasileiro.
► Mara Rejane Osório - Teoria e prática na formação de professores: impactos da reforma em currículos de licenciatura da UFPel.
Da sociedade de disciplina à sociedade de controle: formação de professores através da UAB.
► Berenice Corsetti – A avaliação da Educação Básica e as orientações do Banco Mundial: um estudo de caso no município de Novo Hamburgo/RS.
O impacto das orientações dos organismos internacionais na avaliação da educação básica brasileira: qualidade e controle nos sistemas de ensino do Rio Grande do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário